Ufes avança no Índice Integrado de Governança e Gestão Pública do TCU

A Ufes avançou no processo de autoavaliação do Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (IGG) 2021, com significativa melhora nos indicadores. É o que demonstra o levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que envolveu 378 organizações públicas do país e que acaba de ser divulgado. No índice integrado de governança e gestão públicas (IGG), a Ufes alcançou um valor de 48%, cujo percentual é 18% maior quando comparado com a última autoavaliação realizada pelo TCU, em 2018. A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio da Seção de Desenvolvimento Institucional (SDI), participou da autoavaliação com a coleta e o envio de dados.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rogério Faleiros, considera que este avanço do IGG do TCU possui um grande significado para a Ufes, por traduzir o compromisso da atual administração e de todo o seu quadro técnico com a melhoria da gestão dos recursos. “Dentre outros motivos, a melhoria em nosso desempenho já é resultado de alterações realizadas ainda em 2020, como a criação da SDI/Proplan, que é integrada pelos servidores técnicos Alexandre Ramos Ricardo, Juliana de Fátima Pinto e Júlia Costa Mendonça, e que assessora diversas unidades em questões relacionadas à gestão e à governança”, destaca o pró-reitor. Ele observa ainda o esforço contínuo direcionado à capacitação dos servidores técnicos que atuam nas áreas avaliadas pelo TCU.

De acordo com os indicadores anunciados, também ocorreram avanços de desempenho no índice de governança pública (iGovPub), que passou de 30% para 56%. Em outros dois segmentos avaliados, o índice de governança e gestão de contratações (iGovContrat) demonstrou crescimento de 28% para 80,1%, e o índice de capacidade em gestão de contratações (iGestContrat) avançou de 32% para 73,7%.

Para a pró-reitora de Administração, Teresa Carneiro, o resultado aferido no iGovContrat demonstra a melhoria permanente dos processos de licitação e de contratação. “Há o real comprometimento de toda a equipe no contexto de alterações de leis e de instruções normativas significativas, o que demonstra a atualização do corpo técnico da Proad e dos demais setores envolvidos”, destaca a pró-reitora.

Gestão orçamentária

Em 2021, a autoavaliação incluiu um novo tema: gestão orçamentária. Nesse aspecto, no levantamento do índice de governança e gestão orçamentária (iGovOrcament) e do índice de capacidade em gestão orçamentária (iGestOrcament), a Ufes obteve um resultado de 78,5% e 70,8%, respectivamente. De acordo com Faleiros, os resultados alcançados são importantes e indicam um percurso ainda mais produtivo. “Ainda temos um longo caminho pela frente, e estamos empreendendo esforços para o refinamento de indicadores orçamentários, buscando a sua aderência às metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2030”, enfatizou.

Também foram objetos de análise pelo TCU o índice de governança e gestão de pessoas (iGovPessoas), o índice de capacidade em gestão de pessoas (iGestPessoas), o índice de governança e gestão de TI (iGovTI) e o índice de capacidade em gestão de TI (iGestTI).

O TCU disponibiliza o IGG desde 2017, com o objetivo de proporcionar ao público o conhecimento sobre os procedimentos de gestão nas organizações públicas, estimulando a adoção de boas práticas de governança. Rogério Faleiros resume a importância dessa avaliação: “De fato, o resultado nos estimula, mas nunca se deve perder de vista que mais importante do que o desempenho em indicadores, está a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, que são os serviços que prestamos à sociedade”.

“O IGG TCU é um índice importante para mensurar as boas práticas de governança, considerando os mecanismos de liderança, estratégia, controle e capacidade de gestão da universidade”, observa Juliana Pinto, secretária executiva da SDI. Para Julia Costa, economista da equipe, os resultados apontam desafios que a instituição deve percorrer para melhorar o seu desempenho, com a entrega de serviços de qualidade à sociedade. De acordo com Alexandre Ricardo, chefe do setor, a Proplan atua no monitoramento das práticas de gestão para diminuir desperdícios de recursos, mitigar riscos e buscar eficácia da gestão. “Realizamos reuniões frequentes com os atores estratégicos e sugerimos ações para o aprimoramento da governança”, ressalta. “O resultado são as pontuações elevadas que são obtidas pela Ufes a cada autoavaliação proposta pelo TCU”, completa.

Os resultados dos levantamentos do TCU sobre a Ufes estão disponíveis aqui.

Texto: Luiz Vital

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.