Apresentação
Construído coletivamente, com a democrática participação da comunidade universitária e da sociedade capixaba, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o período 2021-2030 torna-se o eixo balizador que objetiva impulsionar a instituição no cumprimento de suas metas, seja no ensino, na pesquisa, na extensão, na assistência e na gestão. Trata-se de um documento que norteia todas as ações acadêmicas e administrativas para esta década, pautado em conceitos de sustentabilidade, de inclusão, de cidadania, de práticas saudáveis de gestão e de aperfeiçoamento acadêmico, sempre na perspectiva do pleno exercício da sua missão.
Com o impacto letal da pandemia do novo coronavírus, que desconstruiu projetos pessoais, familiares e da coletividade, e que igualmente comprometeu o planejamento macro e micro das instituições, a Ufes buscou se redimensionar diante de um cenário sanitário devastador. Na urgência conjuntural, recorreu a alternativas tecnológicas eficientes para se manter ativa em diferentes atividades no âmbito acadêmico e administrativo, monitorando permanentemente a extensão e a gravidade da crise instalada. Nesse contexto, a Ufes estabeleceu diálogos produtivos com todos os segmentos acadêmicos, com as entidades e instituições representativas da sociedade, com os coletivos sociais e organizações públicas e privadas, buscando consolidar um PDI que viesse a expressar os anseios mais legítimos e abrangentes.
___________________________________________________________________________________________________________________________
Presentation
Built collectively, with the democratic participation of the university community and society in Espírito Santo, the Institutional Development Plan (IDP) of the Federal University of Espírito Santo (Ufes) for the period 2021-2030 becomes the guiding axis that aims to boost the institution in the fulfillment of its goals, whether in teaching, research, extension, assistance and management. It is a document that guides all academic and administrative actions for this decade, based on concepts of sustainability, inclusion, citizenship, management and academic improvement healthy practices, always in the perspective of the
fulfillment of its mission.
With the lethal impact of the new coronavirus pandemic, which deconstructed personal, family and collective projects, and which also compromised the macro and micro planning of institutions, Ufes sought to resize itself in the face of a devastating health scenario. In the context of urgent circumstances, it resorted to efficient technological alternatives to remain active in different activities in the academic and administrative scopes, permanently monitoring the extent and severity of the installed crisis. In this context, Ufes established productive dialogues with all academic segments, with entities and institutions that represent society, with social collectives and public and private organizations, seeking to consolidate an IDP that would express the most legitimate and comprehensive desires.